Coron, parte I: A fotogenia dos miúdos, a simpatia das gentes e a subida herculana

By Rita Varandas - segunda-feira, maio 09, 2016

Finalmente, internet! Dias a fio com o telemóvel no ar a tentar captar sinal. 
A ilha de Palawan é muito precária no que toca a comunicações, mas não só. Os apagões são constantes e, normalmente, a falta de electricidade traduz-se em falta de água porque este bem precioso chega até nós através de bombas de água. Mas no fundo, tomar banhos com baldes tem sido, no mínimo, divertido.
A ausência de internet atrasou muitos posts, mas não quero saltar para outras paragens - que entretanto visitámos - e esquecer a bonita ilha de Coron e as suas gentes. 


Fiquei tão feliz quando vi esta foto no display. Não é propriamente uma imagem de felicidade, mas é fiel ao que os meus olhos viram. Foi tirada no mercado de Coron. O miúdo arranjava o peixe com o pai num canto do mercado, no chão. O peixe é depois seco e vendido. 


No primeiro dia alugámos os 4 duas motas e fomos visitar a ilha. Quando não há destino certo, encontram-se sítios como esta pequena vila piscatória. 


A simpatia das pessoas, mas sobretudo das crianças, encantou-nos. Parecem não dispor de muitos recursos, mas isso não lhes rouba a simpatia e a fotogenia. 



Para terminar a estadia em Coron, onde ficámos 3 noites, um magnífico pôr-do-sol. Mas não há bela sem senão e tivemos de penar para chegar ao topo. Ao todo, pouco mais de 700 degraus para subir o monte Tapyas, 210 metros acima do nível do mar, uma tarefa herculana, no mínimo. Deste ponto, conseguimos vislumbrar algumas das ilhas que visitaríamos no dia seguinte numa tour de barco. 


Para terminar não posso deixar de falar no John, o gerente do hostel onde ficámos. Para além da sua disponibilidade e amabilidade, o interesse pela fotografia também nos cativou. Deu-nos dicas sobre como fotografar o pôr-do-sol, aconselhou-nos restaurantes locais com óptima comida filipina (e bastante em conta), sítios para visitar, foi incansável. Um verdadeiro guia turístico. Salamat (obrigada) dos 4 e boa sorte. 






  • Share:

You Might Also Like

4 comments

  1. Brutal!! Continuação de boa aventura :) Bjs e Abraços cá de casa

    ResponderEliminar
  2. Rita, estou maravilhada com a vossa coragem para embarcar nesta viagem... com tudo o que ela acarreta... ficou com uma daquelas invejas incontornáveis... mas feliz por ti...adorei o blog vou seguir... bjs Becas (tvi)

    ResponderEliminar
  3. Rita, estou maravilhada com a vossa coragem para embarcar nesta viagem... com tudo o que ela acarreta... ficou com uma daquelas invejas incontornáveis... mas feliz por ti...adorei o blog vou seguir... bjs Becas (tvi)

    ResponderEliminar
  4. Es-pe-ta-cu-lar!! QUE VIAJÃO! Fico muito, muito feliz por teres tido "los cojones" para seguir em frente com este plano de vida! As fotos estão magníficas e espero que as sensações sejam maiores ainda do que as imagens... A seguir a isto, escreve um livro! :) Beijão &joy AG

    ResponderEliminar