Os primeiros flocos de neve, a primeira visita de amigos, blogues e receitas para servir à mesa

By Rita Varandas - quarta-feira, novembro 16, 2016

Esta semana nevou pela primeira vez, em Divonne. Quer dizer, desde o último inverno e cá em baixo na vila, porque lá em cima no topo das montanhas já se vislumbram mantos de neve.

Uns dias antes, a temperatura começou a baixar. De dia para dia, sentíamos que o arrefecimento rapidamente daria lugar à neve. O carro avisava que a temperatura lá fora estava próxima dos zero graus. E numa quarta-feira, num dia já de si especial porque a minha mãe fazia anos, ainda deitada, espreitei pela janela e vi cair neve. Um despertar diferente, no mínimo. 

Como boa portuguesa que já teve o seu contacto com a neve - verdade! - mas nunca uma relação duradoura e permanente, comecei imediatamente a encher o cartão da máquina com fotografias. 

Neve em Divonne Les Bains

Foi um dia marcante, não tanto pelo "fenómeno" meteorológico, mas pelo aniversário da minha mãe. Desta vez - acho que a primeira - não estivemos juntas fisicamente. Felizmente, a ligação emocional é tal que quebra todas as distâncias :) 




À mesa, continuo a explorar novos alimentos e receitas - mais saudáveis, simples e "limpas". 
Procuro inspiração em vários sites e nuns livros que comprei numa super livraria (pelo tamanho e preço dos livros), a Payot, na Suiça. 





O design deste livro e a fotografia, foi o que primeiro me chamou a atenção. Gosto do facto de ser clean, minimalista e de mostrar os vários ingredientes, o que é bastante útil porque os legumes e a fruta em França e na Suiça, são diferentes dos que estamos acostumados em Portugal.
A ideia subjacente ao livro é de construir pratos completos - com todos os nutrientes que devemos ingerir - primando pela simplicidade. 
A noite passada, fiz esta salada de atum com molho de mostarda.


Ingredientes:
  • 150g de atum em conserva (natural)
  • 190g de feijão verde (aqui, o feijão é mais longo e estreito) 
  • Cereal à escolha: Quinoa, Trigo, arroz selvagem, etc.
  • 2 ovos (à inglesa)
  • 2 a 3 colheres de sopa de molho de mostarda
  • sal e pimenta

Molho (dá para guardar o restante e utilizar numa próxima receita):
  • 1 colher de café de mostarda Dijon
  • 1 colher de sopa de mel (eu utilizei xarope de agave, mais saudável)
  • 1 colher de sopa de sumo de limão
  • 125 ml de azeite
  • 1/4 colher de café de sal
  • 1/4 colher de café de pimenta



Alguns dos blogues que costumo consultar, são:
Na semana que passou, recebemos também os primeiros amigos e foi...  espectacular! 

Estar longe de quem gostamos, do nosso país e da nossa cultura não é pêra doce, mas momentos como estes que tivemos, compensam tudo. Fomos a Chamonix e ao Monte Branco, passámos a tarde nos banhos de Lavey Les Bains (espreitem aqui porque vale a pena e, infelizmente, não é permitido tirar fotos no interior) e ficámos até ao anoitecer. Água quente numa piscina ao ar livre, no meio das montanhas, as estrelas num céu negro, luzes a acenderem com o cair da noite, incrível, mesmo. Jantámos em Lausanne num chalet. Fondue e raclette para o repasto, claro está. 

Foram poucas horas, mas intensas. Ainda demos um salto a Genebra, mas o sacana do jacto - que eu achava estar a funcionar 24 horas por dia, 365 dias por ano, estava desligado!






Falta pouco mais de um mês para o Natal e para o primeiro regresso a casa :) 
Entretanto, as aulas de francês correm a um ritmo alucinante, tão rápido como os franceses debitam palavras por segundo.

  • Share:

You Might Also Like

2 comments