Os meus primeiros passos na fotografia

By Rita Varandas - sábado, abril 01, 2017


Por defeito, todos pensamos visualmente. É nisto que penso sempre que levo o olho ao viewfinder. 
Já revirei estantes à procura de livros sobre o tema, autores com os quais me identificasse mais, opiniões no goodreads e na amazon, incluíndo leituras exaustivas dos comentários. Procurei diligentemente blogues e websites com sugestões. Na era da informação, torna-se difícil filtrar esta imensidão de conteúdo.

Diariamente, são partilhadas, só no Instagram cerca de 52 milhões de fotografias (dados oficiais de 2016). Apesar do número ser impressionante (!!!), nem causa assim tanta estranheza. Basta andarmos na rua para vermos smartphones ao alto ou câmaras apontadas a qualquer cenário - muitas vezes, somos nós essas personagens :) 

Leia isto se quiser tirar fotos incríveis - Henry Caroll
A incorporação de câmaras digitais nos telemóveis foi responsável pela popularização da fotografia, quando antes era uma função quase exclusiva dos fotojornalistas ou fotógrafos profissionais. A produção de informação visual está acessível a todos. Tirar uma fotografia pode não exigir uma bagagem de conhecimentos técnicos. O telemóvel faz o trabalho por nós.

Chega, no entanto, o momento em que queremos tomar decisões sobre o que focar, a exposição e temperatura da foto, enfim, queremos ter algum controlo sobre a fotografia. Aconteceu comigo e acho que sucede com muitos de nós. E é nesse ponto que começamos a nossa pesquisa no maravilhoso mundo da fotografia. 
Eu vou comprando um livro de cada vez, para perceber o que melhor se adapta a mim. 

Livros sobre técnica fotográfica e composição 

Gosto bastante do trabalho do fotógrafo Joel Santos. Descobri numa das minhas pesquisas. Da coleção de cinco já publicados, eu tenho dois. São óptimos ensinamentos. 
FOTOcomposição - Príncipios, Técnicas e Isnpiração para criar fotos únicas
A descrição dos livros cumpre inteiramente a promessa. São simples de consultar, repletos de exemplos, com informação prática e fotografias verdadeiramente inspiradoras.
As Foto Tours anunciadas no website devem ser uma experiência enriquecedora. Viagens fotográficas a destinos como a Mongolia, Noruega e, aqui mais perto, os Açores. 

FOTOgrafia - Luz, Exposição, Composição e Equipamento

Curso de fotografia 

Apesar dos livros serem uma boa fonte de informação, senti necessidade de uma sessão presencial, onde pudesse ouvir as experiências de um fotógrafo, os ensinamentos, as dicas, etc. Depois de pesquisar algumas escolhas, escolhi a Academia Olhares. Um fim-de-semana, 15 horas, reservado aos princípios da técnica fotográfica, objectivas, iluminação, composição e, basicamente, a conhecer melhor o aparelho que temos nas mãos. Podemos ter a melhor máquina do mercado, mas se não soubermos tirar o melhor partido, de nada nos vale.
O curso de inicicação à fotografia é acessível em termos de preço e está disponível em Lisboa, Porto e Coimbra.

Vídeos sobre composição e técnica: 

Gosto bastante do trabalho de Steve McCurry. Ele fez uma das fotografia mais icónicas no mundo da fotografia, a rapariga afegã que foi capa da National Geographic. No youtube encontra-se um tutorial incrível - Nine Photo Composition Tips (feat. Steve McCurry) - que revela preciosas dicas de composição, com base no trabalho deste fotojornalista americano. Vale muito a pena ver e colocar em prática da próxima vez que pegarmos na máquina. 

Não sou especialista, longe disso. Na fotografia, tal como na edição de imagem há um mundo de coisas a aprender. Mas eu gosto de pesquisar, experimentar e, principalmente de partilhar, porque também eu procuro o conhecimento dos outros :) 

  • Share:

You Might Also Like

5 comments

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Rita que bom texto. Já fiquei mega curiosa com o livro "Leia isto se quer tirar fotos incríveis", estou cada vez mais interessada por fotografia. Obrigada pelas dicas. Bjs
    andreiamoita.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Andreia! :)
      Fico mesmo contente por teres gostado das sugestões. Os livros são óptimas ajudas. Às vezes falta-me inspiração ou não sei como obter aquela cor na foto ou usar melhor a luz, e vou sempre espreitá-los.
      Beijinhos grandes (vou sabendo de ti pelo blogue) ;)

      Eliminar
  3. Também sou fã de fotografia e curiosamente tenho esses livros que sugeres! Adorei o teu blog. Vou cá passar mais vezes ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então podemos trocar umas dicas de fotografia. Fico contente que tenhas gostado, porque eu também já te sigo. ;) Encontrei-te através do weblogyou.

      Eliminar